quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O mapa mundi e o calendário

O MAPA MUNDI

OK. Escolheu lugares demais, não é? Que mochileiro não tem a ambição de querer conhecer TUDO?

Infelizmente essa pode ser uma armadilha muito capciosa! Visitar muitos lugares em pouco tempo pode ser legal, pode mesmo... isso depente do seu perfil, mas terás uma viagem muito mais superficial, cara e cansativa. Ou então você tem tempo, mas ooops... não tem dinheiro! Questões básicas e quase infantis que mudam todo o panorama da viagem... portanto, o primeiro passo é: decidir onde quer ir, se poderá ir e quanto tempo quer ficar por lá! Por isso, é necessário falar de tempo...

O CALENDÁRIO

Baseado em expectativas financeiras ou qualquer outra, planeje o dia da partida. Tente realizar uma estimativa real! Vontade, tempo e dinheiro são fatores fundamentais numa MVM (mochilada de volta ao mundo - ok, esse foi neologismo). Saber a data da partida te dá disposição para perseguir os objetivos, para iniciar a compra de equipamentos, pesquisar preços, verificar vistos necessários e principalmente decidir os lugares que não dispensará visitar.
Uma viagem de volta ao mundo pode ser muito rápida como pode levar anos e anos (muitas pessoas estão na estrada viajando por mais de três, quatro anos... isso é surpreendente). Não quero escrever já sobre os custos, justo porque primeiro precisas decidir todo o resto para que então possa saber quais serão os custos aproximados!
Seja amigo do calendário. Risque os dias na parede (como os presidiários, afinal todos estamos presos de alguma forma) se preciso, mas não deixe de registrar o seu "dia D"!

Nenhum comentário: