quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que levar para uma volta ao mundo?



Eu fico um pouco irritado com essas questões "o que levar"... já vi europeus viajando com o equipamento mais caro possível, já vi japoneses viajando com uma mochila escolar rasgada. Tudo depende do teu perfil, e acreditem: tem de tudo!

Eu procuro um meio-termo, nem relaxadão... nem o bam-bam-bam, porque não tenho $$$ para isso. Equipamento bom faz a diferença, sem dúvidas... mas fazer uma viagem de volta ao mundo não requer muita coisa que você já não utiliza no teu dia-a-dia.

A questão inicial é o tamanho da mochila. Não tenha dúvidas de que você vai ter vontade de comprar muuuitas coisas na viagem... carregar tudo durante a viagem toda é bem complicado. Depois de um tempo vale a pena despachar algumas coisas para casa por correio, não sai tão caro assim! E deixar de comprar coisas porque não cabe na mochila é besteira... (eu caí nessa, deixei de comprar muita coisa... hoje me arrependo)!

Um erro que muita gente comete é comprar uma mochila enorme, geralmente motivado por status! Conversei com alguns mochileiros que estavam viajando de volta ao mundo, e isso era um padrão... muita gente comprou mochilas grandes demais e se arrependeu MUITO. Porque quanto maior a mochila menor a sua mobilidade, maior o seu cansaço, mais você vai atrapalhar as pessoas (e se atrapalhar) nos onibus etc... e principalmente: deixará de economizar ao caminhar, pois preferirá pegar mais táxis etc. Nem sempre os hostels ficam perto das estações de trem, rodoviárias etc... é te garanto que é muito bom estar com uma mochila leve nessa fase em que acaba de chegar cansado, numa cidade nova, ainda meio perdido.

Não esqueça: comprar uma mochila grande é sinônimo de andar com muito peso, porque na maioria das vezes não é possível resistir a tentação de comprar coisas, não despachar nada e passar a viagem toda com a mochila cheia e pesada.

Outro erro é querer levar tudo de casa. Gente que está embarcando para a austrália no verão e já tem na mochila o casaco para o inverno que vai passar na Europa. Besteeeeira! O Brasil provou-se para mim um dos lugares onde as roupas são mais caras e infelizmente (sem generalizar) tem a pior qualidade! Deixe para comprar aquele casaco de inverno quando o inverno chegar... seja na China, seja no Nepal... o que não vale a pena é ficar carregando por meeeses um negócio pesado q vc nao vai usar. (claro, se vc tiver fleeces e outros casacos já leves e bons, aí vale levar... rs)

Aí vai a minha lista: (saliento, essa é a lista do que eu achei necessário, cada um tem as suas necessidades... uns mais, uns menos... por isso, no stress)

NA MOCHILA CARGUEIRA:

uma mochila Deuter Traveller 60 (com daypack acoplada)
seis camisetas (fui comprando outras no caminho, e doando as velhas)
três bermudas
um par de havaianas (muuuito usadas, foram roubadas... susbtituídas, e depois substituídas devido ao uso extremo novamente)
seis cuecas
seis pares de meia (pode-se levar muito menos se vc lavar tudo com mais frequencia)
dois pares de meia de ski (para temperaturas extremas)
uma ceroula
duas blusas de manga longa
duas calças cargueiro
uma calça jeans (sei que é pesada, demora secar etc... mas gosto mesmo assim e foi legal, usava como roupa para sair a noite tbem)
duas camisas legais para a balada
Um casaco para frio, impermeável, com fleece destacável (comprado na China, primeiro local que precisei de roupas de inverno)
Um par de luvas (comprado na China)
um casaco compacto para frio que levei do Brasil (foi doado no Nepal)
um tênis estilo sapato (nos países frios não tem como usar o mêsmo tênis todos os dias, e é legal ter um mais social)
um tênis com cano longo (meio bota) de goretex da Adidas (esse foi o principal calçado fechado da trip, resistiu bravamente)
um par de tampões de ouvido e tapa-olhos (depois de viajar nos ônibus/trens do Nepal e Índia saberá a razão dessa indicação)
duas toalhas de banho normais (substituídas durante a viagem)
uma toalha estilo tec towel (daquelas que secam rápido)
um sarong para sentar no chão, utilizar como cortina e diversas outras utilidades incríveis
um rolo de fita isolante (fita isolante serve para tudo... confie)!
dois metros de fio de varal (as vezes é necessário para secar a roupa ou para amarrar a sua mochila no teto de um onibus etc)
uma lanterna pequena (útil no Nepal e países com energia oscilante ou inexistente)
carregador da câmera, celular e cabos
um saco zipbag para colocar a roupa limpa e outro para colocar a roupa suja (estragaram, no final colocava em sacolas plásticas sem problemas)
Um saco de dormir simples, para usar naqueles albergues com camas cheias de pingos de sangue e cabelos de todas as cores e formatos
uma calça impermeável e um casaco de chuva impermeável daqueles baratos mesmo (usei muito pouco, mas era leve... então sem problema)
50 dólares bem escondidos
Um cartão de débito bem escondido

Na mochila de ataque:
Uma Câmera fotográfica com um cartão de 4Gb e um backup de 1Gb
Alguns DVDs graváveis (assim que enchia o cartão 4Gb gravava tudo num DVD que mandava para casa e transferia para o HD externo, assim tenho dois backups)
Um HD externo (muito bom para fazer backup das fotos e copiar as mp3 e filmes dos amigos)
(decidi não levar um notebook... mas se fosse hoje, acho que levaria o meu NETbook baratinho... acho ruim ter q ficar carregando equipamento caro e consequentemente estar preocupado) É incrível como muuuuitos lugares já tem wifi (ou seja, é muito mais difícil encontrar um cybercafé do que um ponto de wifi).
Um caderno e caneta
20 dólares bem escondidos
Um cartão de crédito bem escondido
Um Telefone celular antigo que funciona como despertador e rádio
Um Mp3 player
Uma carteira bem pequena estilo porta-cartões para dinheiro do dia, cartão de estudante e cartão de crédito sem validade (explico melhor o pq em outro tópico)
Um cantil (perdi em algum canto da Indonésia) depois reenchia (ou em outros países me obrigava a comprar ) garrafas d'água descartáveis.

NO MONEYBELT
O passaporte
Cartões de crédito e débito
Dinheiro sacado para os próximos 15 dias

Acho que é isso... se lembrar, vou incluindo

Nenhum comentário: