quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vacinas, doenças, remédios e seguro de viagem



Consulte o seu médico, algumas vacinas são muito importantes. Em SP existe a Clínica do Viajante, faça o seu agendamento com antecedência... não esqueça que são necessárias no mínimo três semanas para que as vacinas façam efeito.
Visite a página: http://ciat.com.br/viajantes.htm

É importante ter a vacina de Febre Amarela, renovar a vacina de tétano, Hepatite A, Febre Tifóide, Meningite, Cólera, Raiva, Encefalite por carrapatos e japonesa... e emitir o certificado internacional de vacinação, aquele amarelo.

(confesso que eu não tomei todas essas, e certamente corri alguns riscos)!
Apenas autoridades da América do Sul solicitaram comprovante de alguma vacina (a vacina de Febre Amarela) em outros lugares passei ileso.

É sempre interessante fazer um check up médico e odontológico para deixar tudo zero bala e evitar trocar uma obturação no Camboja ou cair no médico no interior da Índia.

Seguro de viagem é importante, mas são caros... é bom pesquisar, a www.worldnomads.com tem prêmios com valores razoáveis. Não esqueça que os países europeus do espaço Schengen exigem que tenhas um seguro de viagem (eu nunca fui questionado sobre seguro de viagem em nenhuma imigração, seja aqui na Europa ou em outro continente). Alguns cartões de crédito (especialmente os Platinum) tem uma cobertura muito boa... tenha sempre muita atenção quando for contar com a cobertura de cartões, pois a esmagadora maioria deles cobre somente o trecho de transporte comprado com o cartão e não a viagem toda!!! Por isso, leia as letras pequeninhas e converse com o seu gerente bancário!

Doenças: são várias... temos que tomar cuidado com muita coisa, mas não vale ficar pirado com isso!

-Evitar trombose em vôos longos - fazer exercícios, movimentar os membros e caminhar pelos corredores para aumentar a circulação e averiguar a presença de pessoas interessantes no vôo é uma boa idéia!

-Jet lag (efeitos da mudança de fuso horário) - para evitar aquela preguiça que dá quando trocamos o fuso é importante beber muito líquido (não alcoolico) durante o vôo. Tente reajustar o seu horário de dormir e acordar uns dias antes do vôo e fique exposto à luz do dia no seu destino... isso ajuda demais a acostumar com os novos fusos, principalmente se fizer como eu. Sair do Brasil direto para a Nova Zelandia é um choque no nosso relógio interno!

É legal levar um kit ambulatorial com curativos e remédios básicos (sua mãe pode te aconselhar melhor que eu)!

Malária é um capítulo a parte. Vacina ainda não existe... e no mercado são comercializados diversos tipos de medicamentos, nenhum deles previne 100%... uns são caros, outros baratos. Uns geram efeitos colaterais fortes, outros não. Eu decidi usar muito repelente e simplesmente ficar atento, não tomei nenhum medicamento para evitar a malária, embora tenha ido para o interior de vários países do sudeste asiático. O imprescindível é ficar atento aos sintomas, qualquer febre é motivo para visitar o médico.

Muuuuuita coisa pode acontecer numa viagem! São muitas doenças nesse planeta... Não tem como deixar de experimentar aquela comida típica da barraca de rua, mas vale dar uma conferida na higiene do local (ok, na maioria das vezes é precária).

Seja consciente... mas não esqueça que viajar é arriscar e o bom senso é o melhor remédio!


Apesar do ambiente impróprio, existe muita limpeza no Delta do Mekong no Vietnam

Nenhum comentário: