domingo, 29 de novembro de 2009

E o dia-a-dia? É pura aventura ou enche o saco?




Lembro de ligar para a minha mãe... eu estava no Japão, já estava viajando há alguns meses (e faltavam muitos outros), ela perguntava: mas então, ainda não cansou? Ainda não “encheu o saco” de tanto viajar?

O que vocês acham que eu respondi? Mãe, acho que não vou cansar nunca!

Mas não é bem assim... sabe quando tiramos férias e acordamos cedo, andamos o dia todo até sentir a panturrilha pegar fogo, chegamos no hostel e tiramos aquela soneca típica para depois dar mais uma caminhada à noite e queimar o resto das energias na balada? Pois é, fazer isso por vários meses seguidos é impossível.

Eu mesmo caí nessa armadilha. Andei pela Nova Zelândia como um maluco, emagreci três quilos em duas semanas, caminhava, viajava, dormia pouco, comia pouco. Aliás, comer era uma tarefa engraçada. Estava sempre adiando o almoço para quando encontrasse um lugar barato, para quando já tivesse visitado aquele lugar, para quando encontrasse um supermercado... e acabava tendo uma refeição só, a janta! Em pouco tempo vi que isso não daria certo e mudei tudo. Ainda bem, porque o resultado pode comprometer toda a viagem. Cair no hospital é tudo o que um viajante não quer!

E essa foi uma das lições: não vá para uma viagem de volta ao mundo como se estivesse indo para as férias de fim de ano!

Férias é algo temporário e uma viagem longa é um estilo de vida, as diferenças entre as duas são muitas! Nas férias todos nós damos o nosso máximo, chegamos a exaustão porque sabemos que tudo vai acabar logo e em breve teremos tempo para recuperar as energias na cama quentinha e no mínimo um fim de semana rolando pelo sofá, comendo chocolate com o controle remoto na mão. Numa viagem de volta ao mundo as coisas podem ficar cada vez mais difíceis, a energia de hoje pode fazer falta amanhã e as extravagâncias são permitidas de forma muito esporádica, como é na “vida real” quando estamos em casa.

E como não são férias, não dá para almoçar em restaurante todos os dias, não dá para sair para a balada todos os dias, não dá para pegar táxi toda hora e não dá para caminhar até as pernas não obedecerem mais o cérebro! Assim como no nosso dia-a-dia, é preciso achar um ritmo que nos deixe confortável... que deixe o nosso corpo, bolso e alma confortáveis. E nesse sentido eu garanto: não há corpo, bolso nem alma que assegurem um ritmo de férias durante uma viagem de volta ao mundo!

Slow down.

Não faça da sua viagem um programa de caça ao monumento, ou uma imitação do “The Amazing Race”, você cansará mais, gastará mais e aproveitará menos. A corrida te fará cansar, te estressará e te deixará de “saco cheio”, assim como não fazer nada o tempo todo também pode ser muito enfadonho. Ache RPM correto para você.
Permita-se um dia na rede nas Ilhas Gili, olhando o mar azul esmeralda e as palmeiras dançando com o vento, pare para admirar Angkor Wat... e se preciso sente-se na grama para chorar de emoção. Esses momentos são muito mais inesquecíveis que os de correria!

Só quem não sabe viajar é quem fica “de saco cheio”.

2 comentários:

Káren Dalla Costa disse...

Mike,
ali logo no teu titulo colocastes "enche o saco". Eu disse aqui pra mim: "enche o saco de que jeito"??? Creio que hajam muitas pessoas que jamais encarariam experiencias de vida com as que tens passado. Certeza que tua trip foi planejada, inclusive o planejamento de emoções como : saudades e desapego. Talvez a maior tentativa de se sentir livre seja o lidar com o desapego. Por favor, continue postanto, é muito importante.

Anônimo disse...

Obrigado Káren! É verdade, tem muita gente que não encararia... e conheci muita gente que teve a oportunidade, mas não agarrou... não soube aproveitar e "se encheu o saco". Pena né?
Mike